Heloísa Pires responde a questões polêmicas da atualidade espírita! - 16/11/2011

Home / Multimídia / Entrevistas / Heloísa Pires responde a questões polêmicas da atualidade espírita! - 16/11/2011
Heloísa Pires responde a questões polêmicas da atualidade espírita! - 16/11/2011

 

Heloísa Pires responde a questões polêmicas da atualidade espírita! - 16/11/2011

Em 16 de Novembro de 2011 tivemos o prazer de recebermos em nossa casa a escritora e oradora espírita Heloísa Pires. Felizmente, além da palestra esclarecedora que nos deu uma alegria imensa, pudemos ter uma pequena entrevista com este grande nome do movimento espírita, que nos elucida sobre alguns temas polêmicos da atualidade espírita.

GP - Qual a importância da Educação Espírita para os jovens e as crianças?

Para mim Evangelização é libertação. Prevenção das drogas, dos desequilíbrios sexuais, dos desequilíbrios emocionais. Daniel Goleman¹ em QI X QE clama por uma por uma educação que torne o indivíduo feliz. E ele diz: " Mas que educação é essa que vai fazer do individuo uma pessoa útil, educada, que ajude ao próximo?" E eu diria: " é a educação baseada nos ensinamentos de Jesus e todos os mestres por ele enviado.

Buda traz essa educação, Sócrates, os sacerdotes druidas, os monges tibetanos, com mais intensidade no trabalho de Kardec, o mestre de Lion, é a Educação Espírita.

GP - Hoje no Movimento Espírita temos muitos livros novos, novos médiuns e coisas novas acontecendo...

HP - Muitos, muitos, novo, confuso, necessitando seleção. A bússola é Kardec. André Luis, Emmanuel, fazem uma obra maravilhosa. Chico, Ivone Pereira... Mas a confusão domina hoje em dia a Doutrina Espírita como o mundo todo está conturbado. Cabe aos espíritas compreenderem a importância do Espiritismo e cortarem as confusões, os livros com ideias bizarras, impedindo que chegue até as novas gerações.

GP - O que percebemos é que até na TV, rádio e internet ganham espaço. E mal alguém pode falar em pureza doutrinária que já o chamam de fanático. Logo, falta discernimento até para os responsáveis pela propagação espírita ao deixarem vincular erros e enganos?

HP - Infelizmente hoje em dia tudo é comércio. Tudo visa ganhar dinheiro. Numa sociedade capitalista o maior defeito é este; numa sociedade numa sociedade comunista o maior defeito é a falta de liberdade, o domínio de apenas alguns. Então, nós precisamos de uma sociedade cristã, que siga os ensinamentos de Jesus, que respeite o ser humano e que respeite cada religião como ela é apresentada.

É uma ousadia, é uma falta de estudo, é uma incompetência para compreender que cada sistema doutrinário tem que ser respeitado. Cada um tem direito de criar suas idéias , apresentar suas novidades, mas não se utilizando da credibilidade do nome da Doutrina Espírita.

GP - E quanto ao debate de alguns do movimento espírita afirmarem que a Doutrina Espírita não é religião, mas sim apenas de caráter moral?

HP - Olha, a turma não estuda, não lê e diz bobagem. Kardec fala na Revista Espírita três anos antes de morrer, ele diz que nunca disse que o Espiritismo era religião para não aumentar a intolerância religiosa, mas que o Espiritismo só pode ser religião porque estabelece oReligari, ligar a Jesus.

A prece é um fator religioso, a apresentação de Deus na primeira pergunta do Livro dos Espíritos é religião, o Evangelho segundo o Espiritismo é um livro profundamente religioso. Então, na incompetência de entender sequer os conceitos que não são espíritas, os conceitos são filosóficos, alguns metidos a moderninhos que não entendem que modernidade é compreender a verdade, decretam que deviam tirar Jesus e a Religião da Doutrina Espírita. Quem são eles? Qual a autoridade? Qual o conhecimento?

Então, eles precisam primeiro estudar, se atualizarem na filosofia para entender, que como diz Kardec, o Espiritismo é pois religião e nos glorificamos disso. Traz a prece no Evangelho Segundo o Espiritismo, a importância da prece, traz Lei de Adoração e Leis Morais. É um triangulo divino como diz Emmanuel, que traz a Ciência, Filosofia e Religião, iluminados pelas artes.

GP - Nós perguntamos a você estes temas mais polêmicos porque você é uma figura importante no meio...

Eu acho importante. Esse medo do espírita de analisar construtivamente situações gerou confusões terríveis na Doutrina. Nós não temos medo de nada, servimos a Jesus, e se nós não trabalharmos como nos ensinou Paulo de Tarso e Martim Lutero e Herculano Pires pela pureza doutrinária, nossos filhos e netos vão herdar uma confusão.

Não temos o direito de colocar amizades, instituições, interesses vários, acima da Doutrina que é a Verdade e que vai libertar o homem de sofrimentos vários.

GP - Herculano Pires afirma que o homossexualismo é um desvio moral. O que podemos entender por desvio moral?

HP - Todos nós temos desvios morais. Na Terra nenhum de nós é perfeito. Cada um tem seu calcanhar de Aquiles, seu ponto fraco. Agora, eu não posso dizer que meu ponto fraco é virtude e que todo mundo deva ter esse ponto fraco.

O convite de Herculano é que todos possamos entender nossos pontos fracos e trabalhá-los para que se tornem pontos fortes.

GP - Gostaríamos que você finalizasse um pouco do tema da moda, que é a Apometria.

HP - É uma besteira. O espírita tem que largar de ser novidadeiro. A bússola em relação a mediunidade e a obsessão é o Livro dos Médiuns de Kardec. Quem é esse senhor Lacerda que traz essa novidade? Ele se baseia em que? Um só indivíduo, como diz Kardec, pode estar enganado ou ser enganado.

Kardec teve a assistência da equipe do Espírito da Verdade. E segue os ensinamentos de Jesus de Nazaré. Paulo de Tarso na Epístola aos Coríntios da uma aula de mediunidade que corresponde em tudo aos ensinamentos de Kardec.

Esse senhor deveria entrar numa terapia para largar de falar besteira.


1 - Daniel Goleman, autor do livro QI X QE, no qual expõe que o sucesso pessoal e profissional depende mais da inteligência emocional, ou Quociente Emocional (QE), do que o Quociente de Inteligência.